Se precisar é só ligar:
Campina Grande

(83) 3310.6000
João Pessoa

(83) 3219.6000
A água é realmente importante para a nossa saúde?

Ouvimos diariamente que é fundamental ingerirmos bastante líquido, isso se deve ao fato de nosso corpo ser constituído de 45 a 70% de água, variando de acordo com sexo, idade e composição corporal (alguns estudos indicam que indivíduos obesos apresentam uma menor quantidade de água corporal). A água é distribuída entre as células, músculos, órgãos e sangue. E entre as diversas funções da água no nosso organismo posso destacar que a mesma:

- Compõem as células e protege os tecidos corporais;

- Constitui o sangue, atua no transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios;

- Ajuda a desintoxicar o organismo, pois transporta as toxinas que devem ser eliminadas até os rins e é essencial para um bom funcionamento do intestino;

- Participa de funções relacionadas aos nossos sentidos, como visão, por exemplo, já que os olhos são envolvidos por líquidos, que refletem a luz;

- Por ser o maior constituinte do suor, ajuda a regular temperatura corporal através da transpiração;

- Ajuda em alguns casos aumentar a sensação de saciedade durante dietas redutoras;

- Lubrifica as nossas articulações e faz parte da composição de nossos músculos.

Nosso corpo não consegue armazenar muita água em seu interior, pois parte evapora através da pele ou é excretada através da urina, fezes e respiração. Quando não ingerimos a quantidade correta de líquidos, seja no verão ou durante a pratica de exercícios físicos existe um grande risco de surgir à desidratação. A desidratação pode comprometer nossa saúde, pois além da água atuar nessas funções do corpo descritas acima, quem não tem uma boa hidratação pode ter intestino preso, celulite, aumento de sede, problemas renais devido à redução na produção urinaria, boca seca, pele e cabelos ressecados e desidratados, pouca capacidade de concentração e memória, raciocínio lento, impaciência, sonolência, fraqueza, tonturas, dores de cabeça e em casos extremos pode levar ao coma.

Devemos ingerir quantos litros de água por dia?

A recomendação geral para ingestão diária de água é de 2 litros, ou seja, 10 copos de 200 ml. Mas está quantidade pode variar de acordo com as atividades diárias desenvolvidas, doenças existentes e temperatura do ambiente. Uma pessoa que pratica esportes ou vive em lugares quentes deve ingerir mais de 2 litros de água ao longo do dia.

Maneiras de se manter hidratado:

Não espere ter sede para tomar água; consuma frutas, pois são alimentos que contém uma boa quantidade de água; intercale o consumo de água com sucos de frutas naturais e chás gelados; observe a cor da sua urina, o ideal é que esteja amarelo claro ou transparente, está é a indicação que estamos hidratados.

E afinal você já se hidratou hoje?

Fonte: http://www.nutricaoevoce.com.br/page_29.html

FACEBOOK
Todos os direitos reservados - Farmácia Dias